quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Falta de debate

Olá caro sem-fronteira! Na última terça-feira, fui à um debate entre os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte. O debate, foi realizado no UNI-BH, Centro Universitário de Belo Horizonte e promovido pelo DCE da mesma instituição.

Fui claro, com as melhores expectativas e com a certeza de que faria uma cobertura excelente. Afinal de contas, era uma grande oportunidade de poder conversar, nem que rapidamente, com os candidatos. Quem sabe tirar algumas fotos, gravar algumas sonoras e postar tudo aqui! Aparato para isso eu tinha: um gravador, daqueles mais antigos e um digital, uma câmera fotográfica digital e o bom e velho papel e caneta.

Mas, o debate, ou aquilo que seria projeto de um começou e logo minha animação foi evaporando. O primeiro motivo foi o "mediador" do debate: o presidente do DCE, que visivelmente não sabia nem o nome dos candidatos sem ler um papel e que estava perdido ao fazer as perguntas. Péssimo. Horroroso. Perderam uma excelente chance de transformar a oportunidade em algo produtivo e de qualidade. Mais uma vez, mostraram que não conseguem fazer nada.

Em segundo lugar: aquele que mais queria que participasse, Márcio Lacerda, o candidato de Aécio e Pimentel não compareceu. Claro, liderando as pesquisas de intenção de voto agora... E em terceiro lugar: os candidatos que foram não conseguiram tocar os presentes. Senti isso na maioria dos que sentaram naquelas cadeiras.

Tudo isso, juntando com uma dor de cabeça, me deixou extremamente desconfortável a fazer a 'mega' cobertura do evento. Ah, já ia me esquecendo: Leonardo Quintão também não compareceu assim como o tal de candidato chamado André. Às vezes até dúvido que ele seja de fato um candidato: não vai à lugar nenhum, não participa de nada. E pior: sempre alcança seu 1% nas intenções de voto. Como? Não sei.

Os candidatos que foram não trouxeram nada de novo: muita retórica, muitas promessas, troca de acusações veladas. Todos prometeram o passe livre ou meio passe para estudantes de escolas públicas. BH é vergonhosamente uma das únicas, senão a única capital que não dá desconto na tarifa do estudante. Vanessa Portugal, do PSTU foi mais além: passe livre aos desempregados também. Concordo. Só haveria de se pensar em como distribuir este benefício aos desempregados.

A candidata Jô Moraes, que sempre começa bem suas campanhas se mostrou como alguém próxima de Lula, tentando passar a idéia que terá uma administração tranqüila e com respaldo do presidente. Mais ou menos, candidata: Lula deu suas bênçãos ao candidato Aliança, então...

A eleição neste ano em BH está complicada meus caros... Juro que o que de melhor tivemos foi isso. Mas calma, calma: estamos em via de disponibilizar aqui no SF podcasts com entrevistas dos candidatos à prefeitura. Incluindo Márcio Lacerda!

Neste meio tempo cidadão belorizontino, quem sabe este jogo do provedor Uai não vai lhe dando uma prévia sobre em quem votar? Juro, é melhor que o debate! Com certeza!

4 comentários:

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Catta Prêta!

Esse debate foi vergonhoso mesmo. Tb fui lá cobrir e fiquei horrorizado com a conversa fiada dos candidatos. Os nossos nobres candidatos esqueceram q nesse dia o pai do Pimentel (nosso atual Prefeito) havia morrido e é claro q toda nata política da capital estava no velório.

A JÔ Moraes, q está na frente das pesquisas, corre o rsico de perder por ser mal assessorada. Sempre com o mesmo discurso ufanista....fico com dó, sem brincadeira!

Gostei da sinceridade q vc passou, Lucas!

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Você só veio reafirmar a antipatia que sinto por este rapaz, presidente do DCE, que encheu a boca para convidar os estudantes e elevando o DCE às alturas, como e fosse grandes coisas. Disse para você e outros colegas da faculdade que a única coisa que esse moço sabe fazer é promover festas-ruins. Fiz o teste do uai, ajudou um pouco, mais ainda estou lendo muito sobre os candidatos, para tomar a decisão menos ruim.
Adorei seu post, como sempre sincero.
Abraços

Anônimo disse...

o dce da uni esta ruim faz mt tempo!

mais uma vez mostraram que n conseguem fazer nada que presta!

parabens pela coragem do texto mesmo!!!!!!!

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox