sexta-feira, 22 de agosto de 2008

And the vice president candidate is...

E o mundo, claro, começa a tirar os holofotes de Pequim, transferindo-os para os Estados Unidos. Na verdade, isto já estava programado para acontecer: a convenção do partido Democrata, de Obama, começa nesta segunda-feira e ele já tem que estar com o nome à postos para anunciar. Barack, poderia há algum tempo ter anunciado o "VP" ou carinhosamente, veep que é como a imprensa se refere ao mister vice president deles, mas só não o fez, porque tal anúncio sem sombra de dúvidas tiraria nem que um pouco, a atenção da imprensa no evento olímpico. Afinal, não é todo dia que um anúncio como estes acontece principalmente em uma eleição tão aguardada como esta.

A expectativa agora é saber quem será o escolhido para ir às urnas contra John McCain. Ao jornal USA Today de ontem, Obama disse que já escolheu seu veep, embora o nome ainda seja mantido em sigilo. Uma coisa, já é certa: Hillary Clinton que não é. Sendo assim, já podemos eliminar qualquer mulher neste páreo. Ora, se Obama não escolheu Hillary, seria no mínimo desaforo escolher uma outra mulher. Na verdade, seria um tiro no pé: Hillary tem forte apoio do eleitorado feminino, que sem dúvidas se consumiria de ódio caso Obama desse o cobiçado cargo à alguém, que não Hillary. A rede CNN disse que Barack ligou para os vice-presidenciáveis não escolhidos para dizer seu "Thank you very much!". Sendo assim, o que está sendo feito agora é apenas uma coisa: especular. E muito! A expectativa é grande e algumas redes norte-americanas, como a CNN dizem que a escolha será feita neste sábado.

Além da singularidade desta eleição, o vice americano não é a vaquinha de presépio de seu equivalente brasileiro, não. Quem acompanhou o poder e a influência de Dick Cheney, na presidência de Bush, sabe do lobby que o cargo consegue exercer. Desta vez, o escolhido provavelmente terá uma forte influência na indústria e no comércio, setores que estão em desaceleramento nos Estados Unidos.

Mas só de saber que Bush e Cheney vão deixar Washinhton dá um alívio tremendo. Dupla mais dinâmica que esta, a capital americana não encontra mais! Ainda bem!

2 comentários:

All3X disse...

E o escolhido é Joseph Biden, um senador que aparenta possuir mais experiência política. Talvez para fazer frente a McCain.
Agora é esperar para ver no que vai dar essas eleições.
All3X

Anônimo disse...

joe biden!

será que ele eh bom? torço p que sim!

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox