sábado, 13 de setembro de 2008

Ninguém segura o Lula

Companheiro e companheira sem-fronteira, parece que hoje a única coisa que incomoda o presidente Lula é a crise do companheiro Evo Morales. Porque aqui dentro, é só alegria e oba-oba. E depois desta semana então, a euforia do presidente e companhia bela aumentaram ainda mais depois da pesquisa Datafolha indicando uma aprovação de 64% ao seu governo.

Foi o maior índice de aprovação de um presidente desde a redemocratização. Este número bate o recorde anterior de 55%, que olha só, pertencia ao próprio Lula. E desta vez, a popularidade do presidente não pôde ser creditada principalmente pelo Nordeste, não. Lá também o presidente goza de imenso apoio: 75%. Mas nesta última pesquisa, Lula conseguiu aprovação também da maioria em todos os segmentos geográficos: 57% no Sudeste, ante 47% da última pesquisa em março.

Até mesmo no eleitorado mais abastado, teoricamente e tradicionalmente mais de direita, Lula conseguiu aprovação da maioria: 57% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos. O número de março era 43%. Crescimento de 14 pontos percentuais.

A que se deve tudo isso? A resposta mais rápida e mais clara, logo aponta: economia. Sim, sem sombra de dúvidas. O país passa hoje por um momento de aquecimento na economia, com crescimento "nunca antes visto na história deste país". Porém, acredito que podemos dizer sem medo de errar em outro fator de ajuda: o carisma do presidente.

Ok, pode soar meio clichê dizer isso, mas é a pura verdade. Os críticos de Lula podem falar o que quiserem dele: autoritário, oportunista, não-sabia-de-nada e quaisquer outros adjetivos que quiserem. Mas não podem negar uma coisa: ele criou um novo estilo de presidente da República. Lula, em seu primeiro mandato, tinha aquele ar de novo, de mudança e também embalado pelo bom cenário exterior, conseguiu um bom mandato e amparado em uma boa aprovação popular.

No segundo e atual mandato de Lula ele conseguiu uma façanha: melhorar ainda mais os índices econômicos e sociais do país e por tabela, aumentar sua popularidade. Lula conseguiu construir ao longo de todos estes anos, um vínculo jamais visto com o povo, que como ele bem disse uma vez, "não quer saber de escândalos" mas quer ver sim é resultados. Concordemos ou não com o que ele disse, esta é a pura verdade. O presidente conseguiu se blindar contra qualquer escândalo que rondou Brasília, e olha que não foram poucos!

Quem se desespera com isso é a oposição do presidente, que hoje, vê solta ao vento as cobras e lagartas faladas sobre Lula e seu governo. Além do povo, o presidente construiu uma boa relação com praticamente todos os setores da sociedade, sabendo a hora e vez exatas de agradar a todos.

Lula vai caminhando para o fim de seu mandato e gravando seu nome na história ainda vivo, o que é muito surpreendente do ponto de vista histórico. Podem até não gostar do jeito dele, mas não há dúvidas: aquele que quiser ser o próximo presidente, terá que seguir a cartilha dele. Do contrário, é eleição perdida.

1 comentários:

All3X disse...

Lula, sem sombras de dúvida, entrou para a história com uma das melhores admistrações do país.
Sem precedentes, ele conseguiu equilibrar as contas, colocou o país em ritmo de crescimento, e alterou índices socais.
O que mais contribuiu foi o ótimo cenário internacional, mas sua gestão é marcada justamente por saber usar esse fator em seu favor.
Acima de qualquer escândalo, creio que aquele que tiver seu nome apoiado por Lula terá boas chances de ser eleito presidente.
Valeu,
All3X

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox