sexta-feira, 13 de junho de 2008

De olho no FIT-BH


Há 14 anos, as agendas culturais da capital mineira e de algumas cidades pertencentes à Região Metropolitana de BH, tornavam-se mais atraentes. Com a proposta de fornecer atividades de cunho cultural que transitassem entre as ruas e os palcos, o FIT-BH (Festival Internacional de Teatro Palco & Rua) é um projeto de sucesso da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em parceria com setores privados que prezam pela difusão da cultura tradicional e contemporânea da cidade.

O projeto teve início no ano de 1994, quando grupos de alguns países latinos e europeus, além dos estados de Sergipe, São Paulo e Rio Grande do Norte - apresentaram diversos números artísticos que ganharam repercussão diante do grande apelo popular. Logo na primeira edição, o FIT-BH conquistou os belo-horizontinos, e hoje, é atração aguardada com ansiedade pelos aficionados pelo teatro em sua completude de traduções e significados.

Este ano, o festival se estende dos dias 26 de junho a 06 de julho e terá em média 100 a 120 apresentações - internacionais, nacionais e locais. Metade dos espetáculos serão totalmente grátis e acontecerão em praças, ruas e em parques das cidades, onde o festival estará desenvolvendo suas atividades. As demais apresentações acontecerão em espaços restritos, nos quais o acesso se dará por meio de ingressos, que, se adquiridos antecipadamente, saem a preços acessíveis à boa parte da população.

A programação foi cuidadosamente elaborada. No FIT-BH você poderá conferir todos os espetáculos, uma vez que não existe superposição de horários. As oficinas, exposições, palestras, mostras de vídeo e outras atividades são gratuitas e estarão à disposição de jovens, adultos e crianças.

A abertura do festival acontecerá às 22h do dia 26 de junho, na Praça da Estação, com apresentação do versátil e popular pernambucano, Antonio Nóbrega, que agitará a noite com a batida frenética de sons nordestinos, ou seja, bastante maracatu, baião, frevo e marchas de bloco.

Essa é a sugestão cultural do Sem Fronteiras na noite de hoje. O incentivo à cultura em suas diversas formas de linguagem e expressão será prática constante por aqui. O FIT-BH é uma excelente dica cultural, pois através de uma instigante e inteligente programação, oferecerá entretenimento com alto padrão de qualidade, o que não tem preço.

- Maiores informações no site oficial do FIT

2 comentários:

Anônimo disse...

Felizmente o FIT é sempre delicioso: atores e textos primorosos!
Vale muito a pena!

Unknown disse...

Um dia desses estava passando por uns sites desinteressantes e achei o SFW. Deixei um recado aqui no texto do Lucas Fernandes e disse que iria conferir o restante dos blogueiros. Vejo que você formam um equipe extremamente aplicada e que se esforçam para promover algo diferente da mesmice da mídia tradicional.

Agradeço pela dica cultural. Moro aqui em BH há três anos e ainda não fui no FIT. Mas esta notícia me motivou a conferir o Festival. Meus sinceros parabéns.

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox