segunda-feira, 7 de julho de 2008

Um sonho que deu certo

Há exatos trinta dias, no dia 07 de junho, nascia o Sem Fronteiras. Naquela ocasião, explicamos o porquê daquela data – dia da liberdade de imprensa - e aonde surgiu a idéia de montarmos esse blog – de um casual bate-papo no MSN entre o Lucas Fernandes e esse que vos escreve. Nesse mesmo dia pensamos no nosso amigo André para juntar-se aos blogmasters homônimos.

Do dia do bate-papo até o dia 07, foram muitas conversas na sala de aula da faculdade, nos pátios externos, mais conversas por MSN e o projeto foi tomando corpo: a divisão das editorias, os dias de postagem, possíveis parcerias, layout, entre outras minúcias, que não imaginávamos existirem em um “simples blog”. Porém, logo percebemos que o Sem Fronteiras não seria “um simples blog” ou “mais um blog”. Estávamos dispostos a fazer um trabalho sério, competente e compromissados de fato à “levar a informação até você”. Esse compromisso, virou nosso slogan.

Logo percebemos que o trabalho por mais prazeroso que seja, não seria fácil, principalmente nos primeiros dias de postagens: fizemos um trabalho de divulgação na base do ‘boca-a-boca’, ou adequando-se ao advento da internet e da comunicação digital, ‘mensagem-por-mensagem’. E é ainda assim, principalmente, que o Sem Fronteiras ganha cara, forma e o principal: público.

Cada uma de nossas postagens é detalhadamente pesquisada, pensada e são consideráveis as horas que passamos para escrevê-las. Nossa recompensa é sim dada através dos ‘cliques’ em nossa página mas a melhor de todas é quando são postados comentários dos nossos leitores. Isso mostra que o escrevemos ressoou de alguma forma, seja positiva ou negativamente.

O debate, nos melhores sentidos da palavra, é decididamente apoiado e incentivado por nós, tanto é que o assunto mereceu um Editorial. Não queremos unanimidade sobre o que escrevemos, pelo contrário, pois como já dizia Nelson Gonçalves, “toda unanimidade é rigorosamente burra”.

E é essa frase do saudoso Nelson que o SF acabou tomando de inspiração: queríamos algo diferente, uma abordagem que saísse da mesmice do que é feito hoje. Sabíamos que seria possível abordar todos os assuntos com descontração e bom humor, seriedade, que não invalida o aspecto mais casual e tudo isso sem perder o mote principal: a notícia. E é em cima do tripé descontração-seriedade-notícia que o SF é construído, a cada novo dia, a cada nova postagem.

Sabemos que não somos profissionais prontos, pelo contrário, o blog tornou-se um aprendizado para nós, um espaço para amadurecimento, mas temos um foco, uma meta: crescer cada vez mais com qualidade, seriedade e respeitando sempre você, que já nos prestigiou 2100 vezes.
Aos colegas e parceiros de outros blogs, nosso “muito obrigado” também por fazerem repercutirem esse trabalho.

Com você, temos certeza que o Sem Fronteiras crescerá muito mais e podem ter certeza de uma coisa: aonde tiver informação, nós a levaremos até você.

16 comentários:

Anônimo disse...

eu amo esse blog!

vocês serão uns senhores JORNALISTAS!

PARABÉNS A TODOS!

Unknown disse...

O SFW mostra-se hoje como alternativa para a mesmice de hoje.
Parabéns pelo texto, por todos os posts e pela seriedade que levam esse nobre ofício.

Vida longa ao SFW!

ThaizOca disse...

parabéns!

Guilherme disse...

Quando o Lucas Fernandes me mandou o e-mail pensei que o blog fosse ser apenas impolga�o. Mas agora, depois de m�s, vejo como alternativa mais que vi�vel para o jornalismo.

Os caras s�o novos, mas tem talento de sobra. S�o fodas!!

Parab�ns a equipe.

Anônimo disse...

parabéns!

sempre qeu dah passo por aqui!

gosto mt dos posts, pois saun inteligentes

Unknown disse...

Equipe SFW,

Um mês de muita informação, opiniões polêmicas e embasadas, de diversão e coragem de acreditar no novo.

Parabéns e que novos aniversários venham!

São meus sinceros votos!

Anônimo disse...

SF tah nos favoritos!

PARABÉNS!

Kátia Brito disse...

Parábens!!
Passo sempre por aqui não apenas por ser amiga de vocês, mas porque sei do potêncial de cada um e da capacidade de levar informações bem elaboradas e a todos os públicos possíveis.
O esforço de vocês tem valido a pena.Não desistam deste blog, pois ele ainda dará muitos frutos.
Sucesso, sempre!!
Da leitora e amiga de sempre!

Anônimo disse...

À toda equipe, meus parabéns!

Mais do que merecido esse sucesso de vocês!

Anônimo disse...

Vida longa ao sem fronteiras!

Livia Queiroz disse...

Parabéns ao Sem Fronteiras...
Adorei o post.
Admiro muito as pessoas que escrevem seguindo esse "estilo": descontração-seriedade-notícia.

Acho magnifico, dá mais prazer em ler.
Ao contrario de uns textos chatos q vejo por aí.

Vou voltar aqui mais vezes, com certeeeza!

E que o SF possa comemorar muitos e muitos e muitos anivérsarios.

Anônimo disse...

Parabéns ao SF!

Posts muito inteligentes e de conteúdo!

Abraço e sucesso!

LETÍCIA CASTRO disse...

E, se não me engano, nesse dia eu já estava aqui ou no dia seguinte no máximo. E tem sido um prazer a cada visita, meninos!
Lucas, foi transmissão de pensamento! Faz uma hora mais ou menos, pensei, vou linkar o Sem Fronteiras e avisar a galerinha! É mole? Sintonia, sintonia... ; )
Beijo carinhoso a vcs e Long Live Sem Fronteiras!!! Um brinde!
Letícia.

PS: Já tô subindo o link lá, claro. Beijos.

Unknown disse...

vida longa ao sem fronteiras!

belo post!

Alcione Torres disse...

Seu blog é muito bom! Parabéns!

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Grupo Saber Viver disse...

em reconhecimento ao exelente trabalho do blog, o grupo saber viver indica vc para 4 selos de qualide que estão disponiveis na nossa página>
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox