segunda-feira, 21 de julho de 2008

O verde e amarelo colore de magia, quadras e pistas

O mais patriota dos torcedores, certamente não esperava um completo espetáculo brasileiro, com direto a dobradinha na F1, uma partida irretocável na Liga Mundial de Vôlei e uma goleada tranqüila no futebol de areia. O verde das matas e das florestas tropicais ganhou status junto ao amarelo das minas que aqui restaram. Tanta beleza e desenvoltura brindaram até o mais relapso cidadão, que se emocionou como eu, ao ver a bandeira nacional tremular vibrante em terras européias e no coração do país.

Em meio ao cerrado, a bola subiu no Goiânia Arena. Categórica, a seleção masculina de vôlei (veja a foto ao lado - da Agência Estadão)comandada pelo técnico Bernardinho, venceu por três sets a zero a Venezuela, com parciais de 25 – 19, 25 – 20 e 25 – 17. Um placar construído com jogadas magistrais, bloqueios duplos quase imbatíveis, ataques do fundo de quadra e com o brilho no olhar dos 11.500 torcedores goianos que saíram do ginásio em estado de êxtase.

O único fato a lamentar ficou por conta do incidente que deixou quatro feridos, na sexta-feira (18). A grade de proteção não suportou o peso dos torcedores que se aglomeravam frente à saída dos jogadores brasileiros. Felizmente, ninguém sofreu ferimentos graves. Incidentes à parte, a seleção classificou-se para as finais da Liga Mundial e no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, a equipe enfrentará a poderosa Rússia.

De Hockenheim, rincão distante, situado em solo alemão, ouviu-se o nome Piquet soar novamente, ontem (20), após 30 anos da estréia de Nelson Piquet. O filho do tricampeão da F1 conseguiu o segundo lugar de maneira ousada, abortando o direito de dois pits-stops. Com uma parada simples para reabastecimento, Nelsinho Piquet chegou até a liderar o Grande Prêmio da Alemanha, mas sucumbiu diante da estável McLaren do inglês Lewis Hamilton. O pódio foi completado pelo também brasileiro Felipe Massa, terceiro. A dobradinha tupiniquim não ocorria desde 1991 (veja a foto ao lado do pódio - de Rafael Lopes, da Globo.com).

No país vizinho, a França, o domingo foi de FIFA Beach Soccer World CUP, ou seja, da Copa do Mundo de Futebol de Areia (veja a foto ao lado - divulgação da FIFA). A segunda rodada dessa competição, que tem o Brasil como seu maior vencedor com cinco títulos, assistiu além do passeio português frente a Ilhas Salomão pelo elástico placar de 13 vs 4, a ginga e ao talento brasileiro nas praias da bela Marselha. A vitória fácil por 8 vs 1 sobre o Japão, coloca o selecionado verde-amarelo na liderança da chave. Destaque da goleada, Junior Negrão, de 46 anos, aposentará após o Mundial.

7 comentários:

Guilherme disse...

Lucas,

Esse post me chamou a atenção. Ele é diferente dos outros de esporte. É leve, noticioso e rápido. O início dele, chega a ser emocionante.

Além disso, você soube unir com propriedade, esportes ligados a camisa canarinho.

Muito bom!! Mantenham essa linha para a editoria.

Stanley Marques disse...

Tem selo pra você no Antologia Racional.

http://www.antologiaracional.com/

Ricardo Jung disse...

o Brasil comanda!

dá até pra enxergar poesia neste texto, aliás, acho que a poesia é aquele tempero secreto que difere os jornalistas dos grandes gênios do jornalismo. sem eufemismo

Riso Certo disse...

o talento está aqui... basta lapidar.

HUAshuHAUshUAS

Anônimo disse...

Que lindo esse fim de semana,não? Foi glorioso mesmo e, principalmente, como vc disse, por ver o nome Piquet de novo comentado e no pódio.
A gente precisa é disso, ficar orgulhoso cada vez mais das nossas coisas, dos nossos talentos.
As fotos foram uma excelente escolha, parabéns!
Beijo!
Letícia.

Unknown disse...

Lucas Fernandes,

Os internautas Ricardo e Guilherme tocaram num ponto interessante: o tom lírico do texto esportivo. Você aproximou a literatura do esporte. E isso é absolutamente saudável e interessante aos olhos do leitor.

Postagem informativa e literária. A chave do talento? Talvez.

Parabéns!

Unknown disse...

Ah! Gostaria de fazer uma observação quanto às widgets e gadgets. Ficaram melhores que as anteriores. O G1 está mais completo e além disso, contamos agora com a CBN, cotação atualizada, slideshow, previsão.

Enfim, ótimo trabalho!

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox