domingo, 13 de julho de 2008

Microblogs: ferramenta da revolução web 2.0

De Lucas Ribeiro - estudante do 3º período de jornalismo do Uni-BH e webmaster dos sítios FINPE, Projeto Argumentum e do Bloco de Notas do Lucas Ribeiro

Os blogs já estão há um bom tempo na rede, sejam eles pessoais, jornalísticos ou até mesmo corporativos. Porém, um fenômeno está surgindo dentro dessa área, que é o dos microblogs. Quem já não ouviu falar do Twitter, do Pownce, Plurk, Gozub, Telog e até dos estranhíssimos Jaiku e Adocu - estranhíssimos por causa dos seus respectivos nomes.

Pra começo de conversa, o microblogging nada mais é do que publicar posts curtos, geralmente com menos de 200 caracteres. A vantagem é que o usuário tem uma variedade de plataformas de publicação, como o SMS (mensagens de texto via celular), comunicadores instantâneos - como o Windows Live Messenger e o GTalk - e internet móvel.

O Twitter, precursor dos microblogs, é o mais usado na atualidade. Criado por Evan Williams - um dos fundadores do Blogger - e Biz Stone, o serviço é marcado por uma pergunta: What are you doing? (O que você está fazendo?). Segundo um dos últimos relatórios de tráfego web do site, o Brasil é o quarto país a navegar através dos seus microblogs, com 7% dos acessos, perdendo só para a Inglaterra, Espanha e o Japão.

Porém, o serviço de Evan e Biz, nos últimos meses, tem sofrido com várias instabilidades em seus servidores, o que está fazendo muitos de seus usuários migrarem para outras redes. Um dos serviços mais procurados é o Jaiku, que foi recentemente comprado pela Google. O site criado na Finlândia aceita novos participantes apenas por convites, além de contar com uma integração com comunicadores instantâneos.

Existe também o Pownce, que não é apenas um microblog, mas também um sistema de compartilhamento de arquivos. Já o Plurk, outra ferramenta do gênero, tem como diferencial a disposição das postagens através de uma linha do tempo, sem a necessidade de ficar navegando por páginas e páginas. O Adocu, por sua vez, é um microblog ao extremo: serve para publicar o que se está sentindo no momento com apenas uma palavra.

O Brasil também tem os seus similares: entram no jogo os serviços Gozub e Telog. Helder Santos, criador do Gozub, diz que em relação ao Twitter ambos possuem funcionalidades bastante parecidas. “Porém o foco que estamos querendo dar ao Gozub é do mesmo ser uma ferramenta a mais de comunicação em Grupo, agregado a sua função de micro-blogging”, afirma.

Microblogar já está fazendo parte do cotidiano até de gente famosa: Rosana Hermann, apresentadora do Atualíssima, na Band, Marcelo Tas e Oscar Filho, do CQC, já têm os seus microblogs. Agências de notícias como a BBC, Reuters, O Globo e Estadão também publicam suas notícias no Twitter, fazendo com que a ferramenta tenha uma grande utilidade não apenas para publicação do que se faz no momento, mas também do que acontece. A pergunta que fica é: até onde vai esse item de interatividade em tempo real? Só o tempo dirá.

Faça o seu microblog
Conheça os principais serviços do gênero:
Twitter http://www.twitter.com/
Jaikuhttp://www.jaiku.com/
Powncehttp://www.pownce.com/
Plurkhttp://www.plurk.com/
Adocuhttp://www.adocu.com/
Gozub (Brasileiro)http://www.gozub.com/
Teloghttp://www.telog.com.br/

Participe aos domingos no Sem Fronteiras. Nos ajude a levar a informação, enviando seu texto através do e-mail: semfronteirasnaweb@gmail.com

10 comentários:

Anônimo disse...

Opa, so passando para dizer que seu blog eh muito bom... ta favoritado, abraços

Anônimo disse...

Opa! Pasando para retribuir tua visita!
E tbm falar q teu blog está ótimo
voltarei para comentar sempre que possivel.
Está de parabens
bjs

Guilherme disse...

Oh blog que tem Lucas!! Catta Prêta, Fernandes e agora, Ribeiro.

Bem, quanto ao post, Ribeiro, vi um link no seu nome e chegando no seu blog pessoal, vi melhor como funciona o twitter.

Muito legal isso. É uma excelente ferramenta multimídia, que agrega o fato de trazer coisas instantâneas. Mas me diz aê como funciona caso queira enviar uma notícia do celular direto, por microblogging.

Cara, antes de mais nada, gostei d+ do seu texto. Você escreve muito bem.

Riso Certo disse...

sao muito bons msm!! e divertidos...

HAUshUAHSuAs

abraço

Rosangela A. Santos disse...

Não entendo muito .. sou nova .. adorei o seu blog e vou ficar inteirada.. pelo que percebi vou aparender muito ..

abç...

Anônimo disse...

O microblog tem o seu propósito, mas ainda não me convenceu por completo.

Talvez seja a tendência e eu, o teimoso da história.

É bom para pessoas que não tem tempo para ler coisas extensas ou para blogueiros sem tempo para escrever? Seria possível se informar por meio de 200 caracteres ou menos? Não sei, vou esperar que a idéia se amadureça para tirar um juízo.

ps: obrigado pelo link ao Descobri a Pólvora! Tratarei de retribuir.
Se tiverem um banner 120X60 manda pra mim no michellniero@opatifundio.com

Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, vim fazer uma proposta, gostei de seu comentário e de seu blog. Quero propor uma parceria entre blogs, você lê e comenta o meu e eu vice-versa com freqüência. Aguardo retorno!

Anônimo disse...

Ótimo artigo, eu participo do Twitter e do Plurk, estou gostando muito do plurk.

Parabéns!
Marcelo França

Lucas Ribeiro disse...

Olá, Guilherme! Tudo beleza?
Primeiramente, obrigado pelo comentário seu e de todos que comantaram o texto!
Pena que eu não tenha o e-mail ou o contato para responder você... Atualizem seus perfis no Blogger!
Responendo a você, Guilherme, existe uma ferramanta chamada sms2blog, disponível em http://sms.blog.br e que possibilita você a enviar SMS para o seu Twitter! Essa ferramenta - totalmente brasileira - foi criada pelo mineiro Luis Leão ( http://twitter.com/luisleao )!
Além dessa ferramanta, você pode postar pelo celular através do site WAP do Twitter em http://m.twitter.com . Eu não uso o site WAP, devido ao custo da transferência de dados da conexão... Mas vale a pena dar uma olhada! Se quiser, pode acessar o meu microblog em http://twitter.com/lucasribeiroflr , ok?

Um abraço,
Lucas Ribeiro

Guilherme disse...

Lucas,

Obrigado pela resposta. Achei bastante interessante o twitter. Ele é mais interativo do que imaginei.

Pensei que era mais complicado, mas pelo que você disse, é simples e atrativo.

Vou passar no seu blog e conhecer melhor as ferramentas que você usa lá.

Valeu!!

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox