quinta-feira, 10 de julho de 2008

Lar doce lar - Parte 1

Sonhando a construção ou construção do sonho?

Quartos, sala, copa, cozinha, banheiros (...). Grandes ou pequenas, casebres ou palácios (afinal, não pagamos pra sonhar, não é mesmo?). A tão almejada casa própria ainda é o maior sonho de grande parte da população brasileira. A situação não difere no mundo futebolístico. A maioria dos clubes do futebol brasileiro também está à procura de um lugar pra chamar de seu.

A questão é que esses projetos, quase sempre, não passam de um montante de papéis perdidos, esquecidos nas gavetas dos clubes. O sonho resiste ao tempo, assim como a esperança do torcedor, seja quais forem as cores defendidas por ele vorazmente.

A confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014 foi o estopim para que explodisse os rumores de obra aqui, obra acolá. Planejamento, construções, capacidade, milhões, arrecadação: palavras que se espalham pelo território nacional como praga pelos campos.

Doutor eu não me engano


A história do estádio corinthiano virou deboche na boca dos demais times paulistas. Desde os anos 50, foram pelo menos sete, as especulações a respeito da construção do estádio alvinegro, tudo apresentado pela diretoria corinthiana. Parece conto da carochinha? Tire suas conclusões.

Em uma das campanhas pela construção do estádio, até Ernesto Geisel, presidente do Brasil na época, saiu em partido do time paulistano, bateu o pé e intercedeu para que o projeto não fosse engavetado. Novas promessas e mais decepções (como esta – VEJA). Pior é ler os comentários carregados de malícia de são-paulinos, palmeirenses, santistas & Cia Ltda.

Muitas foram as propostas: utilização do Parque São Jorge, modernização do Pacaembu, que poderia ser adquirido pela diretoria do Timão ou até mesmo construir em um terreno próximo a Itaquera.

Andrés Sanchez, presidente do clube, voltou a tocar no assunto no início deste ano, chegando a declarar que o estádio “estava mais próximo do que a torcida podia imaginar”. Estádio? Detalhe. Motivos para comemorar o Corinthians tem! A equipe está invicta no Brasileirão Série B, realiza uma campanha magistral. Espetáculo regido pela imensa nação alvinegra que dá um show a cada apresentação do time.

Arena Palestra saindo do papel

O sonho alviverde parece estar se tornando realidade. A Arena Palestra, para 45.000 lugares, é um audacioso projeto de, pasmem, 270 milhões de reais. A obra terá um belo e arrojado design e será construída em um período de três anos, substituindo o emblemático Estádio Palestra Itália, com capacidade para 28.000 espectadores.

As pretensões palmeirenses são as maiores possíveis. A diretoria do Verdão espera que o local seja utilizado no Mundial de 2014, ano do centenário do clube paulista. A arena – ainda na maquete - obviamente não consta na lista dos estádios candidatos a ser palco dos confrontos da Copa do Mundo, evento que retorna ao Brasil depois de 64 anos.

A diretoria palmeirense crê que a nova arena sai na frente na disputa pela sede, pois o Morumbi sofre com problemas de estacionamento, cobertura do estádio, além de não apresentar o conforto exigido pela FIFA.

Por hoje é só. Na semana que vem falaremos um pouco a respeito dos projetos de Cruzeiro e Atlético. Até lá!

8 comentários:

Anônimo disse...

oi obrigada pelo comentario seu blog e muito bom espero q fassa ...!volte sempre

Marcus Lacerda disse...

Lucas fernandes... Vlw pelo seu comentário no blog e pelo elogio...

E parabéns pelo blog de vocês...
Tá nota mil também...
------------------

Sobre a construção de estádio, finalmente o brasileiro está se antecipando. A Copa de 2014 já, já, vai estar aí e quem vai ganhar, e muito, com o legado vão ser os clubes e os torcedores que, finalmente, vão ter uma apoteóse perfeita para assistir ao espetáculo que é o nosso futebol. Pelas fotos que eu vi da nova Arena Palestra Itália vai ficar fodassa!!!!

Abração

Nandu disse...

Acho que desta vez sai o estádio do timão..a construtora tem um prazo para apresentar um projeto,espero q seja bom,e digno da nação corinthiana!



passa lá no meu blog tb!

Gustavo Ganso disse...

Ótimo texto, embora eu não curta futebol, me pendeu a atenção.

Ouvi dizer que fariam obras no Morumbi para adequá-lo a essas exigências da FIFA, é isso mesmo?

até
Gustavo Ganso

Anônimo disse...

já estava na hora de contruirem esse estagio né?!

Unknown disse...

Nossa, está na hora de construir esse estádio mesmo!

Luiz Augusto disse...

O estádio corinthiano vai sair sim, já tem construtora envolvida nisso, gostei do blog e desse post, bom só resta esperar, mas pelo menos pra copa de 2014 os estádios brasileiros vão ter uma reforminha né?

mais a verdade que entra ano e sai ano muito rápido, e o que o Brasil fez pra copa de 2014? NADA AINDA! nem escolheram as capitais da copa ainda, vamos aguardar.

Camila Paulos disse...

Estádio do Corinthians? Rs... essa é boa. Segundo o atual presidente, o Sanches, o clube vai ter seu estádio até 2010... O Palestra vai ficar maravilhoso e o São Paulo já divulgou em seu site uma prévia de como vai ficar o Morumbi... E enquanto nós pensamos nas reformas de como podemos ter nossos estádios ainda mais bonitos, o Corinthians sonha com o seu... hahahaha...

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox