terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Belém está entre as possibilidades de sede da Copa do Mundo de 2014

Imagem: Montagem que ressalta as belezas naturais, culturais e arquitetônicas de Belém

Dezoito capitais brasileiras disputam à sede da Copa do Mundo de 2014. Junto ao Ministério do Turismo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisa o potencial turístico e as condições necessárias de cada uma destas, que pretendem sediar o evento.

Segundo informações apresentadas pelo Ministério do Turismo, na manhã desta segunda-feira (19), o chefe de gabinete Carlos Silva e a pesquisadora da FGV, Laura Monteiro, sobrevoaram Belém e logo depois, reuniram-se com autoridades locais para tratar das possíveis ações na cidade.

"Pelo que ouvimos nas exposições e pela visita aérea, acreditamos que Belém tem todas as condições para ser uma das sedes. É uma cidade agradável, verde, bonita e acolhedora", disse Silva à Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

A FGV irá analisar investimentos em turismo feitos nas cidades, além de insuficiências e maneiras de melhorar a estrutura turística em determinadas áreas. Setores hoteleiros, gastronômicos e prestação de serviços, também serão estudados.

Mas, só quem dará o resultado final, de quais serão as 10 ou 12 capitais selecionadas, será a Federação Internacional de Futebol (FIFA). E de acordo com esta, os editais para a execução das obras, deverão ser entregues até o dia 31 de julho deste ano e deverão ser concluídas até 31 de janeiro de 2010. E o prazo para a apresentação dos estádios será 31 de janeiro de 2012.

Fonte: Ministério do Turismo

* Em virtude da publicação de "Turismo", o Sem Fronteiras trará a partir de amanhã, artigos referentes aos desafios de Barack Huseim Obama frente ao governo estadunidense. Iniciamos com Política nesta quarta, traremos Economia na sexta e fecharemos com Internacional na outra quarta. Não deixe de conferir!


- Este artigo foi útil, tem qualidade ou merece algum acréscimo. Deixe seu comentário abaixo ou assine nosso feed.

9 comentários:

Guilherme disse...

Olá Miriane,

Das cidades do Norte do país, Belém sai bem a frente das demais por alguns fatores: melhor estádio, maior tradição turística e cultural, uma força política superior a de Manaus, o acesso menos desgastante, além de uma razoável estrutura hoteleira, que juntamente com o setor de transportes, merecerá inúmeros cuidados, caso a cidade seja escolhida um das sedes.

Vejo com impasse, o tempo de deslocamento, que cansaria demasiadamente os atletas, algo que a FIFA vem batendo firme e contrária.

Torço para Belém, mas vamos ver no que dará.

Grande abraço.

Pedro Sá disse...

Tem um prémio para si no meu blog. ;)

Leo Pinheiro disse...

A infra-estrutura de Belém está ótima depois da reforma do cais, mas...

E a infra esportiva, como será que está (rá)

Atualmente é bacana para jogos regionais e nacionais, mas o padrão Fifa é muito mais alto.

Belém tem como fazer esse aporte? Quem souber me responda.

Erich Pontoldio disse...

Não conheço mas deu vontade de agendar para as próximas férias

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Miriane!

Belém é uma cidade linda! Só conheço por fotografia e documentários, mas dá vontade de visitar, viu! Ainda mais com a preposição de sediar uma Copa.

Abraço,

=]
----------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

DuDu Magalhães disse...

Belém tem muita chance, mas tudo vai depender das argumentações políticas, a decisão final vai ser baseada nisso....

Anônimo disse...

Belém não conheço!
Mas conforme o comentário acima tudo depende da política...

Anônimo disse...

Belém? tipo, não era melhor Curitiba?? rsrsrss
mais perto da minha cidade...

_____________
PEN DRIVE Blog
http://pendriveblog.wordpress.com/

Anônimo disse...

OS BENEFICIOS DA CIDADE-SEDE PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO DA REGIÃO.
A Cidade de Belém do Pará como Sub-Sede da Copa de 2014, sem dúvida que trará também os benefícios para as populações dos municípios dos Estados do Maranhão, Amapá, Piauí e Tocantins isso porque o acesso entre esses municípios são facilitados por deslocamentos via Terrestre, Fluvial e Aérea e ainda pelo fato desses Municípios encontrarem-se em áreas adjacentes de acesso sem obstáculos ou impedimentos e ainda por não estarem tão distantes de Belém do Pará.
Penso que a Sub-Sede de uma Copa do Mundo não pode ficar Isolada e nem deve ficar restrita privilegiando apenas o Estado ou a Cidade-Sede, pois os Benefícios do Evento tem que ser estendidos ou ampliados para que seja certo alcançar a participação da população de outros Municípios Brasileiros que estejam próximos da Cidade-Sede e tudo isso é para que a Maioria Absoluta da População possa ter garantias da consideração de fazer lograr a parte dos favores do evento.
Com relação aos Estádios é preciso levar em conta as condições para utilização dos mesmos, não apenas por ocasião do evento mas também depois que terminar, para que não venham a ocorrer de se transformarem em verdadeiros “Elefantes Brancos” sem finalidade de utilização e cuidados, sem manutenção e abandonados. É preciso levar em consideração também o apelo popular a paixão do povo pelo futebol, assim como a frequência do público nos Estádios. Os Estádios não podem ser construídos apenas para o evento e depois deixados de lado a míngua. É necessário que sejam justifificados os projetos de grande custo, para que os estádios não fiquem desprezados e nem deixem de serem utilizados.
O Dinheiro Público ou Privado não pode ser usado de forma desiquilibrada e também não pode ser gasto desordenadamente ou desperdisado de forma irresponsável e nem Jogado fora. As estruturas de um projeto tem que ficar para serem utilizados permanentemente pelo povo. É necessário que seja feito um planejamento que fique sempre beneficiando a população. Penso que cidades cuja a preferência popular pelo futebol precisam ser levadas em consideração quando se analisa a importância que o povo revela para o futebol.
Deve-se no entanto refletir bem na importância para a maioria absoluta da população que alcançará os beneficios direta e indiretamente do evento ou seja, não apenas a população da Cidade-Sede, mas também para outros municipios e localidades por todo o Brasil que tenham um fluxo populacional considerado. É preciso também atentar fundamentalmente para a afluência da população ou seja, as condições principalmente de acesso devem ser consideradas por via Terrestre, Fluvial e Aérea e que desse modo todos venham a ser favorecidos por transportes e deslocamentos.
Com o advendo da Sub-Sede para Belém do Pará certamente o municipalismo dos Estados vizinhos ao Pará farão as melhorias necessarias em seus municípios visando tirar proveito do evento, e desse modo prestarão serviços para ajudar na vida de sua população. Penso que Belém seja uma dessas cidades brasileiras que tem condições de oferecer a outros municípes não apenas do Estado do Pará mas também de outros Estados brasileiros as condições de melhoramentos que o evento propiciará a todos.
A Cidade de Belém também é um desses municípios brasileiros cujo o Planejamento das Atividades para estruturar-se visando o Evento não precisará despender somas exorbitantes e astronômicas como prometem gastar os tubos de dinheiro outras cidades brasileiras. A Cidade de Belém já tem um estádio apto e pronto faltando pouco para se adaptar as exigências da fifa.
E como já foi expresso a cidade de belém como Sub-Sede da Copa de 2014 beneficiará direta e indiretamente outras Capitais e Municípios pelo Brasil e cuja a população não teriam tanto empecilho para se transportarem devido as meios de acessibilidade.

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox