terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Minas e seus encantos: São Thomé das Letras

História, misticismo, aventura e natureza. Repleta de surpresas, a cidade mineira São Thomé das Letras proporciona ao turista inesquecíveis momentos, que unem diversão, conhecimento e contato com o meio ambiente.

Localizada a 337 quilômetros da capital de Minas Gerais, a cidade é bastante conhecida por reunir diversas opções de lazer, como o ecoturismo, locais místicos que permitem diferentes sensações ao visitante, ladeiras em que carros sobem sozinhos, além da beleza de suas pedras, artesanato e de sua história.

Segundo a lenda que diz respeito ao surgimento de São Thomé das Letras, o escravo João Antão, apaixonara-se pela filha do patrão, Capitão Junqueira e, como a paixão não era aceita, tivera que refugiar-se em uma gruta. Após um tempo, um senhor apareceu ao escravo, pedindo-lhe que entregasse ao Capitão uma carta, e que, com esta, João receberia o perdão e ganharia a liberdade. Junqueira, depois de recebê-la, impressionado com a grafia e qualidade do papel, organizou uma visita à gruta, com a intenção de conhecer o autor da carta, mas, lá chegando, apenas uma imagem foi encontrada, que eles acreditam ser do apóstolo São Tomé.

O Capitão levou a imagem para casa muitas vezes, porém a esta sempre sumia e voltava a aparecer na gruta. Então, este resolveu construir uma capela, no local onde sempre a imagem aparecia e daí começou a surgir o povoado.

Muitas lendas como esta, podem ser escutadas pela cidade e também, outras belas grutas, como a Gruta do Feijão, Gruta do Carimbado e Pedra da Bruxa podem ser encontradas. Cachoeiras belíssimas localizadas às suas proximidades, como a Cachoeira Véu da Noiva, Paraíso, Antares e Da Lua, fazem parte dos belíssimos locais que este lugar compreende.

A Ladeira do Amendoim é um lugar muito curioso e que chama a atenção de pessoas de todo o Brasil, nesta, os veículos, mesmo que com motor desligado, continuam a subir o morro, fato este, que alimenta mais uma das lendas, a de que um grande campo magnético, em forma de diamante, existiria na parte subterrânea da cidade.

Além de tudo isso, São Thomé das Letras conta com artistas artesãos que, inspirados em todo o misticismo e lendas locais, produzem obras que envolvem a cidade. São produzidos desde objetos rústicos e outras objetos em pedra, até pequenas esculturas feitas com epóxi.

Opções para os mais variados gostos e pessoas, São Thomé das Letras é um destino que vale a pena conferir!

Mais informações e roteiros de passeios em São Thomé das Letras, confira em: http://www.visitesaothome.com.br/.

* Miriane Barbosa, 18 anos, ex-estagiária da Revista Em Foco, é a mais nova editora do Sem Fronteiras. Ela encarregará-se da editoria Turismo, que será publicada todas as sextas-feiras, e trará um toque feminino a este blog, que desde junho deste ano era escrito apenas por homens. Excepcionalmente HOJE, estréia de Miriane, não teremos post de Economia, que será publicado amanhã, também em data excepcional. A editoria Economia voltará à suas atividades e dias de publicação normais a partir do dia 23/12.

- Este artigo foi útil, tem qualidade ou merece algum acréscimo. Deixe seu comentário abaixo ou assine nosso feed.

7 comentários:

Guilherme disse...

Olá equipe Sem Fronteiras,

Primeiro, gostaria de parabenizar a atitude de não sei qual de vocês em chamar uma garota para dividir as funções. Faltava um toque feminino no blog. Agora está resolvido o problema.

Agora, um olá especial para a nova editora, Miriane. Bem, é incrível a sintonia de vocês editores, a começar pela abordagem e principalmente o estilo, que parece a nós, internautas, um padrão Sem Fronteiras. Seu estilo e do amigo Lucas Fernandes se aproximam e isso é interessante.

Quanto ao seu primeiro texto, não poderia ter começado melhor. São Thomé das Letras, a capital mineira e, para alguns, brasileira, do misticismo. Por várias vezes passei próximo a cidade, quando ainda morava em Minas, mas nunca cheguei a conhecê-la. Seu texto despertou ainda mais a minha curiosidade.

Ótimo começo e que venham muitos comentários, além de um belo futuro pela internet.

Abraço a todos os editores, em especial a nova editora, Miriane.

Anônimo disse...

Estes dias eu comentei no blog do Wander que eu tenho uma relação engraçada com Minas Gerais. Sempre tive bom relacionamento com mineiros e isso se acentuou naturalmente com minha vinda a blogosfera.

Engraçado também pois eu nunca visitei MG, mas tenho muita vontade. No blog do Wander vi fotos muito belas de BH, aqui vejo de São Tomé das Letras. Enfim, ainda hei de subir um pouco no mapa e visitar meus colegas mineiros e conhecer de perto as belas paisagens do estado.

Um abraço

Daniel Leite disse...

Ótima matéria, Miriane!

Você, com certeza, tem conseguido deixar todos os leitores com vontade de ir a São Thomé. Em meio a lugares, histórias e estórias, a que faz referência ao carro é a mais interessante. Por isso, há espaço para tantas lendas, sem que sejam necessariamente aberrações.

Boa sorte à mais nova editora.

Até mais!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Miriane e equipe!

Fico muito feliz de vc ter começado a escrever no blog. Ainda mais com um texto tão bacana que nos convida a visitar São Tomé das Letras. Adorei tudo, principalmente pela entrada de um toque feminino na equipe...hehehehe.

Abraço,

=]
-----------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

O que eu tenho pra dizer!!! disse...

Nossa fiquei com vontade de conhecer a cidade hehehehe
Parabens pelo blog!!!
:)

All3X disse...

Parabéns à equipe Sem Fronteiras pela nova integrante, Miriane. Está crescendo esse lugar aqui, hein.
Nós só temos o que ganharcom isso.
O trabalho está muito bem produzido. Gostei de toda a articulação da escrita.
Mas Minas não sai da gente mesmo, dá uma vontade de conhecer mais de sua cultura. Ainda assim, sou um grande admirador de minha terra capixaba, essa sem comparações...rs
(Em certos momentos, me lembro das disputas entre minha turma, formada por mineiros e capixabas em sua maioria..rs)
Até mais,
All3X

Anônimo disse...

Paarabens!!
realmente depois de ler a matéria da vontade de conhecer o lugar..
:)
Andreia

Melhor visualização com o navegador Mozilla Firefox